Guia de iniciação no Sistema PROC

Este artigo apresenta os primeiros passos na utilização do nosso sistema.


Tópicos deste artigo


Primeiros passos

Para acessar o sistema basta inserir seu login e senha. O artigo com o passo a passo e imagens se encontra em: Como acessar o Sistema PROC.

O sistema possui módulos que correspondem a diferentes setores da empresa, como financeiro, produtos, estoque, venda etc. Dentro de cada módulo se encontram as rotinas. Cada rotina é responsável por um assunto dentro da gestão, como cadastro de clientes, emissão de notas fiscais, relatórios de vendas, entre outros.

Existem diferentes maneiras de encontrar a rotina que deseja. O artigo Como acessar as rotinas do sistema apresenta todas as maneiras que podem ser utilizadas.

Cadastros iniciais

Para iniciar o uso do PROC indicamos alguns cadastros básicos:

Clientes

O cadastro de clientes é utilizado em pedidos e propostas de venda, contas a receber e emissão de nota fiscal. Para cadastrar seus clientes, siga o tutorial da rotina 101 – Cadastro de Clientes.

Fornecedores

Para realizar a compra de materiais e lançar notas fiscais de entrada é necessário o cadastro de seus fornecedores. A rotina responsável pelos cadastros é a rotina 102 – Cadastro de Fornecedores.

Usuários

Caso você seja um gestor, poderá cadastrar seus funcionários através da rotina 106 – Cadastro de Usuários, assim, cada funcionário pode ter seu acesso ao sistema. O sistema conta com um controle de acessos às funções das rotinas, possibilitando uma organização de setores e usuários.

Vendedores

Para realizar pedidos de venda no sistema, é necessário realizar o cadastro de vendedores na rotina 111 – Cadastro de Vendedores. Os vendedores podem ser externos ou internos, e é possível relacionar um vendedor com um usuário do sistema.

Transportadoras

Caso tenha uma ou mais transportadoras encarregadas de realizar a entrega de suas vendas, cadastre-as na rotina 114 – Cadastro de Transportadoras.

Produtos

O cadastro de produtos é utilizado em diversas áreas do sistema, como pedido de venda e compra, estoque, lançamento de notas fiscais de entrada e saída, produção entre outros. Os produtos são cadastrados através da rotina 501 – Cadastro de Produtos.

Financeiro

Contas a pagar

Para realizar a baixa de documentos e controlar os pagamentos da empresa, utilize as rotinas 201 -Manutenção de Contas a Pagar, e 202 – Gerar Movimentos de Contas a Pagar.

Contas a receber

Para emitir boletos e controlar os recebimentos da empresa, utilize as rotinas 203 – Manutenção de Contas a Receber, e 204 – Gerar Movimentos de Contas a Receber.

Vendas

Pedidos de venda são registrados na rotina 303 – Cadastro de Pedidos de Clientes. Alterações e fechamento do pedido são realizados pela rotina 304 – Consulta de Pedidos de Clientes.

Este artigo indica o que é necessário e um passo a passo de como realizar seus pedidos.

Tabelas de preço

Recomendamos o uso de tabelas de preço para o auxílio e controle de preços dos produtos, como margem de desconto, comissão, preço por quantidade etc. As tabelas de preço são cadastradas e controladas pela rotina 308 – Cadastro de Tabelas de Preço.

Compras

Pedidos de compra são realizados na rotina 402 – Cadastro de Pedidos de Fornecedores. Ao registrar a compra, pode-se relacionar com um número de cotação, requisição, ordem de produção ou ordem de serviço, mantendo os registros no sistema relacionados. Para realizar alterações e fechamento do pedido utilize a rotina 403 – Consulta de Pedidos de Fornecedores.

Notas fiscais de saída (Faturamento)

Para emitir uma nota fiscal de saída utilize a rotina 801 – Emissão de Nota Fiscal de Saída. Pode-se emitir uma nota a partir de um ou mais pedidos, e emitir nota sem pedidos de venda. Para consultar as notas emitidas, veja a rotina 802 – Consulta de Notas Fiscais de Saída .

A rotina 809 – Emissor de NFe é responsável por realizar o envio da nota para o SEFAZ.

Notas fiscais de entrada (Recebimento)

Notas fiscais de entrada são incluídas na rotina 1102 – Lançamento de Notas Fiscais de Entrada. Na rotina 1102 é possível incluir manualmente, incluir através de pedidos de compra ou ler um arquivo XML.

Produção

No sistema há como incluir todo o procedimento de produção, desde os equipamentos, ferramentas, processo, plano e, por fim, a ordem de produção. Para iniciar uma produção no sistema é necessário cadastrar os itens nas rotinas 1006 – Cadastro de Equipamentos, 1007 – Cadastro de Ferramentas e Moldes, 1003 – Cadastro de Processo de Produção, 1004 – Cadastro de Plano de Produção e definir a OP na rotina 1001 – Cadastro de Ordem de Produção.

Este artigo informa o que é necessário, em ordem, para realizar uma produção no sistema.

Estoque

O sistema realiza o controle de estoque se baseando em pedidos, notas de saída e notas de entrada de forma automática, seguindo as configurações e parâmetros definidos pela sua empresa.

Para realizar o controle manualmente, para fazer correções por exemplo, pode-se utilizar a rotina 1104 – Movimentação de Estoque.

Para visualizar as movimentações de estoque e Kardex, acesse a rotina 1106 – Consulta de Conta Corrente de Estoque.

Classifique

Este post já foi lido 54 vezes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.